Bem vindos ao blog dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Matosinhos Sul

Uma vez que as novas tecnologias oferecem a possibilidade de potenciar e enriquecer a criatividade da própria criança e estimular as funções psicológicas, físico e sócio afectivo da mesma, partilhamos convosco este espaço de livre expressão/informação utilizando diferentes registos dos diversos trabalhos realizados nas nossas salas.
Contamos convosco para nos conhecerem, consultarem, observarem e darem a vossa opinião partilhando propostas que vão de encontro aos nossos objectivos, características, necessidades do grupo e de cada criança como ser único.

26/05/10

Grilos

Como estamos numa altura em que ouvimos muitos grilos a cantar, resolvi fazer uma pesquisa na internet e colocar aqui alguns dados.

CARACTERÍSTICAS:
Somente os grilos machos produzem sons e o fazem para atrair as fêmeas para a reprodução. Para tanto, os machos possuem uma série de pelos nas bordas de suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra a outra.
Assim cada espécie produz um canto peculiar que varia com a época do ano, e que é mais intenso para atrair a fêmea e mais suave quando ela já está presente e se inicia a fase do cortejo.
A fêmea possui um longo órgão ovopositor característico. Estes insetos são onívoros terrestres e noturnos. Cavam no solo orifícios com até meio metro de profundidade que terminam numa habitação circular. A entrada da toca é mantida sempre limpa porque aí se constitui a zona de canto do macho.
Existem cerca de 900 espécies de grilos ao redor do mundo e muitas vezes estes são confundidos com os gafanhotos, dos quais são bem diferentes, embora aparentados. Os grilos têm a anatomia parecida com a do escorpião.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grilo


O SEU CICLO DE VIDA:


Fonte: http://piscadegente.blogspot.com/2008/05/vida-de-grilo.html

DOIS GRILOS A CANTAR:





Fonte: youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário